quinta-feira, 8 de novembro de 2007

OLIMPISMO




Ano que vem, 2008, haverá mais uma edição dos Jogos Olímpicos e o país sede, dessa vez, é a China. A cidade escolhida foi Pequim. Em menos de um ano, o país com a maior população do mundo receberá atletas de todos os continentes.

Com tantos preparativos e treinamentos, muitas vezes esquecemos a essência dessa competição, por isso faço questão, então, de lembrar aqui que o Olimpismo é um estado de espírito - filosofia que engloba uma concepção particular do esporte moderno -, que ao propagar-se contribui para o desenvolvimento do indivíduo e da humanidade em geral. Relembro, também, que a filosofia olímpica, além da sua essência eminentemente pacifista, busca o estabelecimento de relações internacionais de cordialidade.

Espero, para as Olimpíadas do ano que vem, de cada cidadão, seja ele atleta ou não, técnico, dirigente, juntamente com organizações esportivas e o governo uma postura que se baseie na Carta Olímpica, essência das Olimpíadas, que visa à liberdade civil e política, a solidariedade para o desenvolvimento do mundo e a busca da igualdade na ordem econômica, social e cultural.

Nenhum comentário: