quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cláudio Nogueira: "O Homem de Lata"



Entrevista com Cláudio Nogueira, o segundo maior colecionador de latas de cerveja do mundo e o maior colecionador de canecas de Chopp.

Foi no ano de 1982, que Nogueira veio a se interessar por latas de cerveja. Ele estava na Europa quando teve o primeiro contato, "Fiquei bobo com todas aquelas latas com reproduções de pintores famosos". Ao contrario do Brasil, haviam apenas uma dúzia de latinhas, muito simples, sem graça. Aquelas latinhas estrangeiras eram realmente uma coisa diferente, uma obra de arte.

Voltando da Europa, trouxe alguns exemplares, mas apenas alguns porque na época a importação era proibida, de quase todos os produtos. Então Nogueira só comprava quando viajava para o exterior ou quando um amigo viajava e trazia uma de presente. Já em 1989, a importação chegou ao Brasil com o Collor, ai começou a chegar cerveja importada, junto com outros produtos também.

Nogueira chegou a ter 34 mil latinhas, mas hoje ele conta com mais ou menos 23 mil. Essa decaída na coleção aconteceu devido à enorme quantidade de latinhas, que ocupava muito espaço e principalmente porque ele se empolgou com uma outra coleção, que é a de canecas de chopp. Essas canecas vieram a ocupar muito espaço também, ai tomou uma decisão, de parar de colecionar as latas de alumínio, porque todo ano eram lançadas milhares de latinhas e ficou impossível administrar tudo isso.

A coleção de canecas veio de uma forma interessante. Também foi em uma viagem, só que desta vez o colecionador estava nos EUA. Ele viu um conjunto de quatro canecas, muito bonitas que faziam uma coleção, ai resolveu comprar e trazer para o Brasil. No mesmo ano que começou com as latinhas.

Tem uma peculiaridade, porque quando Nogueira chegou com as primeiras canecas no Brasil, viu que elas eram fabricadas aqui mesmo, e eram muito bem feitas. Ai ele foi se aprofundar e estudar o assunto. Um alemão que veio da Alemanha, montou uma fabrica em Santa Catarina, que é considerado as canecas mais bonitas e mais bem feitas do mundo. Nogueira decidiu colecionar apenas as canecas brasileiras e que eram feitas pra cervejaria e não para bares de chopp. É engraçado que 100% da produção dessas canecas eram feitas para exportação, e por isso que ninguém sabia dessas canecas e até hoje são poucos os que sabem. É muito difícil conseguir uma, até mesmo Nogueira tem que usar de alguns amigos para conseguir. Hoje ele conta com um acervo de quatro mil canecas.

O colecionador entrou no Guiness Book no ano de 84/85, mas foi uma situação engraçada. Ele não queria entrar, não porque é metido a humilde nào, mas porque realmente não tinha interesse. E ai alguns amigos dele achavam que para o colecionismo seria muito bom entrar e registrar a coleção. Então seus amigos o increveu e ai Cláudio ficou conhecido como o segundo maior colecionador do mundo de latinhas de cerveja. Em relação as canecas, ele não procurou registrar, mas tem conciência de que tem o maior acervo mundial, uma coisa que basta só pra ele apenas.

É interessante a maneira com que Cáudio armazena toda sua coleção. Até um mês atras, sua coleção se hospedava numa casa, dessas iguais as nossas. Só que nesta casa moram latas e canecas ao invés de pessoas e animais. Como esta casa teve que ser demolida para a construção de um prédio, ele teve que procurar outra casa, e agora as latinhas estão encaixotadas neste novo espaço.

Para se ter uma idéia do tamanho da coleção, não sabemos em metros quadrados qual é o tamanho da casa, mas sabemos que as latas e canecas ocupavam de 9 à 10 cômodos, entre salas, quartos, banheiros, de todas as paredes, do chão até o teto.

Com o colecionismo veio a idéia de que o Brasil é o pais do futebol, é o pais da cerveja, é o pais do carnaval e do calor, e Nogueira achou que juntando tudo isso daria um negócio. Criou um projeto e foi aos clubes de futebol e licenciou todas as marcas. Teve que ir para os EUA, porque aqui no Brasil não existia a possibilidade de fabricar as latinhas, havia apenas uma fabrica e ela exigia "mundos e fundos". Ele então conseguiu fazer na Muller, que é a segunda maior cervejaria do mundo. Milhões de latas foram distribuídas naquela época, essas que tinham os logotipos dos times grandes, os da primeira divisão do campeonato brasileiro. Depois de um determinado tempo, teve que parar de produzir devido ao dólar que subiu muito e ficou inviável a importação de cerveja, não só as de Nogueira mas como todas as outras importações de latas.

Hoje em dia Cládio Nogueira continua com sua coleção, um amante das latas de cerveja e canecas de Chopp.

Fotos do arquivo pessoal do entrevistado.

19 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de um contato com o Sr. Claudio Nogueira, para falar sobre canecas, meu email e: bethavila@ibest.com.br

Anônimo disse...

Sr. Claudio Nogueira,
eu gostaria de saber, se o senhor se interessa em adquirir mais alguns canecos de choop! Que eram do meu pai!Se por acaso se interessar meu telefone (61)85643712 Ricardo Nakamura.
Obrigado.

Unknown disse...

Também coleciono latas de cerveja e tenho algumas duvidas ref. a conservação, avaliação e armazenamento, gostaria de contato com o Sr. Claudio Nogueira para tal esclarecimento. Meu e-mail é moretti.ju@gmail.com.
Grato - Junior Moretti - São Carlos (SP).

Anônimo disse...

Sr. Cláudio Nogueira, tenho uma coleção de latinhas, tenho latas da Alemanha, Estados Unidos e outros... Tenho interesse em vendê-las, gostaria de saber se o Senhor se interessa por elas.
Tel. (32) 32551205

Anônimo disse...

Sr. Claudio Nogueira,tenho uma coleção de mais de 200 canecos de choop de porcelana antigos em perfeito estado de conservação, gostaria de saber se o sr tem interesse em adquiri-las(se precisar envio foto). Se tiver interesse entrar em contato pelo meu email moraes.dacio@bol.com.br ou pelo fone: (55)81444666.

Anônimo disse...

Sr. Claudio Nogueira,tenho uma coleção de mais de 200 canecos de choop de porcelana antigos em perfeito estado de conservação, gostaria de saber se o sr tem interesse em adquiri-las(se precisar envio foto). Se tiver interesse entrar em contato pelo meu email moraes.dacio@bol.com.br ou pelo fone: (55)81444666.

Anônimo disse...

Fico imensamente satisfeito em ver alguém assim como é o senhor que, zela por ideal.
Eu tenho 2 canecas dos anos 70 uma em que eu, participei de um tradicional baile de chopp e a outra era de meu Pai a minha é de 1974 e a de meu pai é de 1977 elas são lindas: claro ai o sr tem as mais belas más as minhas tem um valor sentimental enorme talvez eu as venda más só venderia a alguem que realmente soubesse cuidar delas. meu email é egivo46@gmail.com se houver interesse entre em contato.

Blog do Egivo disse...

perdoe-me meu email esta errado é lumertz46@gmail.com

Nova Aparencia jardinagen e paisagismo ltda disse...

claudio boa tarde é o vanderlei eu gostaria de saber se não esta comprando canéco mais eu tenho uns 15 canécos bons aqui entre eles 2 pinheróte tres teotonio etc... ligue pra nós 41 36991717 ou 41 88714755

Unknown disse...

Gostaria de saber, se o senhor se interessa em adquirir mais alguns canecos de choop!

Contato: daniguber@bol.com.br

wellinton disse...

sr.claudio com maior sastisfação,eu wellinton gostaria de saber se o sr se
interrasaria por 11 canecos de choop de alto relenvo de porcelana,inclusive uns deles é te homenangem au primeiro carro de corrida de formula 1..grando pela sua atenção deus de ja se sr se interresa entra em contanto pelo email wellintonladeirasimao@hotmail.com ou pelo fone 041 9976-0764 .

Anônimo disse...

Senhor Claudio meu pai tem algumas canecas que troxe de cidades que ele foi passear e agora gostaria de vende-las se caso o senhor se interressar me envie um email tina kresende@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de entrar em contato com o sr claudio, tenho 3 lindas canecas de chopp,ano 69,70 e 71.goetaria de vendelas.tenho outras.
avoderli@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de entrar em contato com o sr claudio, tenho 3 lindas canecas de chopp,ano 69,70 e 71.goetaria de vendelas.tenho outras.
avoderli@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de entrar em contato com o sr claudio, tenho 3 lindas canecas de chopp,ano 69,70 e 71.goetaria de vendelas.tenho outras.
avoderli@hotmail.com

KEKA disse...

SR CLAUDIO TENHO 1 CANECA COM MAIS DE 60 ANOS, EM PORCELANA DE CHOPP ESCRITA EM LETRAS DE OURO (JARDIM DA CERVEJA) ANTIGO RESTAURANTE QUE EXISTIU EM MINHA CIDADE PIRACICABA ELA CONTEM 22CM ALTURA POR 45 DE LARGURA EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO CASO TENHA ALGUM INTERRESSE ENTRE EM CONTATO KEKA_RUALDES@HOTMAIL.COM

Audmara Veronese disse...

Olá Claudio,
Estive recentemente em Treze Tílias e visitei a coleção de canecas de chopp do Leonardo Boesing. Escrevi um artigo no meu blog a respeito e mencionei o seu nome, uma vez que o Leonardo me disse que algumas canecas suas foram doadas para a coleção dele.
Blog: http://audmara.blogspot.com
Abraços
Audmara Veronese

Anônimo disse...

Possuo diversos canecos de chopp. Se for de seu interesse deixo meu e-mail para contato: fernandapassini@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá seu Cláudio Nogueira poderia me chamar no WhatsApp 51997921228