sábado, 8 de setembro de 2007

É hora de pedalar




A criação de ciclovias no município de São Paulo é determinada pela Lei nº10. 907, de 18 de Dezembro de 1990 e regulamentada pelo Decreto nº34. 854, de 3 de Fevereiro de 1995. Em funções dessas normas legais, toda vez que for aberta uma nova avenida será preciso incluir uma ciclovia, o que está relacionada a políticas públicas e avanços nas esferas municipal, estadual e federal.

Trazendo com as ciclovias, ciclofaixas e o bicicletário, sendo este, o investimento mais inteligente, barato e de retorno mais imediato de apoio ao ciclista na transformação da bicicleta em meio de transporte.

Segundo Laura Lúcia Vieira Ceneviva, coordenadora do projeto Pró-Ciclista da Prefeitura de São Paulo, “os perigos e desafios do ciclista são muitos, porque ele não tem um sistema viário disponível, nem uma sinalização específica, outro problema é a nossa cultura de conduzir, o ciclista entra na violência do trânsito, ele é um veículo a mais, e é o mais frágil de todos. Isso aliado à falta de hábito do uso da bicicleta em São Paulo”.

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acredita que já é tempo de a bicicleta integrar o transporte na capital. “Não dá para ignorar esse importante modo de transporte, que já passou do tempo de ser exclusivamente um meio de lazer, a integração das bicicletas como o transporte público é possível e desejável”.

Com base nos depoimentos percebemos que a mudança mais necessária é cultural, sendo preciso investir não apenas na parte de engenharia civil, mas também no comportamento do ciclista, do motorista, do pedestre, para encontrar uma convivência que seja segura.

De acordo com as informações hospedadas no site da Prefeitura, em 2006 foram investidos R$ 700 mil nas melhorias cicloviárias. A região de Parelheiros recebeu a sinalização da ciclovia da estrada da Colônia, com 2,15 quilômetros. Na Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte, foi iniciado em 2006 o projeto e implantação de melhoramento cicloviário, prevendo uma extensão de 6,289 quilômetros e sinalização. Ao longo do córrego Itaim, em Itaim Paulista, também haverá ciclovia com cerca de 3 quilômetros. Para os bairros do Morumbi, Vila Sônia, Previdência e Cidade Universitária já foram iniciadas a elaboração de projetos. Já no corredor de ônibus da Avenida Vereador José Diniz e do Expresso Tiradentes serão construídos bicicletários em várias estações do corredor, e também, ciclovias e ciclofaixas.

A Avenida Radial Leste ganhará paisagismo, com o plantio de 1.560 árvores, além da ciclovia que ligará as estações de Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Para o prefeito Gilberto Kassab “este projeto vem ao encontro da aspiração da Prefeitura de construir mais ciclovias em São Paulo e melhorar a qualidade de vida da Cidade”, já o governador José Serra, disse que “a região terá um forte incentivo para a utilização de bicicletas, para o transporte e para o lazer”. De acordo com ele, a parceria deverá ser estendida para as marginais Tiête e Pinheiros.

Será implantado ainda o paraciclo – estrutura para o estacionamento seguro das bicicletas, que podem ser pressas pelas duas rodas e pelo quadro – promovendo conexão com a estação da CPTM e do metrô, uma vez que Prefeitura e Metrô assinam convênio para construir 12 km de ciclovias, e 900 novos pontos de luz alimentados por rede subterrânea, tudo isso, para oferecer segurança aos ciclistas.

A Prefeitura investirá R$ 9 milhões e os recursos já foram liberados por decreto do prefeito, publicado no Diário Oficial da Cidade no último dia 04 de Agosto. O projeto Caminho Verde faz parte do Programa Pró-Ciclista, lançado em Julho pela Prefeitura. Tem a finalidade de estimular o paulistano a usar bicicleta.

O assunto que está em pauta em todo o planeta é: onde encontraremos saídas para o Aquecimento Global. O uso da bicicleta a automóveis encontra-se em uma delas. Temos de concordar que está atitude tomada pela Prefeitura de São Paulo é muito inteligente. Basta, agora, que dia após dia vamos nós -população- tomando consciência de que certas faixas que antes usadas para automóveis, agora são para bicicletas. A reeducação no trânsito me parece uma tarefa um tanto quanto árdua, mas o primeiro passo parte de nós. Uma dica é prestarmos atenção nos símbolos para ciclistas já implantado em várias ruas da Cidade, para quem passa pela Rua Groenlândia, Zona Sul, na altura do cruzamento com a 9 de Julho, repare no asfalto.

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